segunda-feira, 6 de junho de 2011

A importância da autonomia na vida das crianças

Autonomia é a capacidade do indivíduo de se auto-regular moral e intelectualmente.
A criança constrói gradualmente sua autonomia moral em um ambiente democrático que lhe propicie trocas sociais, permita a livre expressão de pensamentos e desejos, a tomada de decisões e a aquisição de pequenas responsabilidades.

Aqui na Boobambu, a autonomia é um aspeto importante a ser trabalhado durante as aulas. Bebês, desde pequenininhos começam a receber algumas instruções e regras de boa convivência. A hora de guardar, as soluções de conflitos, associado ao desenvolvimento da linguagem, é um grande catalizador do desenvolvimento sócio-afetivo dos pequenos.

Na modalidade Psicomotricidade, papais e mamães já não precisam mais entrar e participar das aulas. Dessa forma, sem a intervenção dos pais e babás, as crianças passam a ser donas de suas vontades. Começam a tentar resolver algum conflito, sempre auxiliados pelos professores.

Se papai e mamãe sinalizam que gostam da Boobambu, dos professores e da aula, a criança fica mais segura e tende a se adaptar mais rapidamente a esse novo momento.  Por meio das brincadeiras, diversas situações se apresentam e os professores, totalmente preparados, intervém oferecendo novos recursos para as crianças que com o tempo, passarão a utilizar as dicas com naturalidade.

Observa-se com frequência, as crianças apresentando aqueles mesmos comportamentos de solicitar ajuda, pedir emprestado, guardar o brinquedo ao final da brincadeira em outros ambientes, generalizando assim, aqueles recursos que deram certo!

Nunca é deixado de lado, o fato de serem ainda muito pequenininhos! Afinal, com 1 ano e meio, 2 anos, ainda são bebês! Entretanto, na Boobambu suas capacidades são sempre estimuladas e grandes sucessos são observados, sem perder de vista as necessidades de cuidados específicas de cada faixa etária.

Uma coisa é certa!
Eles adoram!!!!


Stela Lobato, Psicóloga, especialista em Saúde Perinatal, Educação e Desenvolvimento do Bebê. Diretora da Boobambu Academia da Criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário